Tudo sobre o Sicalc


 

O Sicalc é um programa criado para facilitar o cálculo e para impressão do Documento de Arrecadação da Receita Federal, mais conhecido pela sigla DARF.  A impressão do DARF é necessária para o pagamento do Imposto de Renda mediante a impressão do boleto. O Sicalc calcula automaticamente e disponibiliza a impressão do documento para pagamento. Para usá-lo será necessário baixar o programa no link disponibilizado oficialmente pela Receita Federal.

O que é, e para que serve o Sicalc?

O Sicalc é um programa executável em computador disponibilizado na Internet para download pelo site da Receita Federal. Esse programa faz os cálculos do DARF e disponibiliza o código de barras, incluindo os cálculos de atrasos e seus respectivos juros.

O DARF se constitui oficialmente no documento para pagamento do Imposto de Renda através do Ministério da Fazenda e Secretaria da Receita Federal. Além disso, o Sicalc permite a verificação e acréscimo de tributos ou juros para pagamento após a data de vencimento do DARF.

O que são acréscimos legais?

São valores relacionados às multas e juros por atrasos no pagamento do DARF. Esses juros e multas são incidentes sobre o valor total do tributo quando o contribuinte realizar o pagamento após a data de vencimento estabelecida.

O cálculo dos acréscimos legais é feito mediante os seguintes parâmetros

  • 0,33% por cento de mora por dia de atraso, limitando-se a um total de 20% sobre o valor total do tributo;
  • A contagem do atraso é feita a partir do primeiro dia útil após o vencimento do tributo.
  • Caso o percentual seja maior do que 20% ao ser calculado, será cobrado um valor total de 20% de multa sobre o tributo, não mais do que isso;
  • A multa é aplicada na porcentagem determinada acima, sobre o valor total do tributo devido calculado segundo o Sicalc.

Impressão de DARF (Comum, Simples e Judicial)

De acordo com o site da Receita Federal, o DARF pode ser impresso para o pagamento do tributo devido ao governo. Adiante veremos mais detalhadamente os três tipos de DARF disponibilizados pela RFB:

DARF comum

De cor preta, é usado para pessoas físicas e jurídicas para recolhimento do imposto devido à Receita Federal. Com exceção de pessoas que são optantes do “Simples Nacional” que configura em um regime tributário diferenciado.

DARF simples

É de cor verde sendo usado com exclusividade para pessoas jurídicas enquadradas como microempresas e empresas de pequeno porte. É capaz de unificar o pagamento de IRPJ, PIS/PASEP, CSLL, COFINS, IPI, além do ICMS e ISS (dependendo da municipalidade do contribuinte).

DARF judicial

Esse tipo serve especificamente para pagamento de custos processuais da Justiça Federal ou em caso de Recurso Extraordinário ao Supremo Tribunal Federal. É uma forma de DARF destinado especificamente para pagamentos de tributos aos órgãos citados e não para outras formas de cobranças.

Sicalcweb

Esse é o programa disponível para ser baixado no site da Receita Federal. É um software que serve para a emissão online do DARF dos pagamentos relacionados aos tributos devidos calculados. A exceção são as is. Acesse a página de download, clicando aqui

Como instalar o Sicalc

Antes de prosseguir é importante dizer que a atualização do software deve ser realizada mensalmente pois os cálculos variarão de acordo com a taxa Selic.

Adiante mostramos o passo a passo para a instalação do Sicalc:

  • Acesse o site da Receita Federal.
  • Na página indicada aqui você verá um link que lhe direcionará à página de download do Sicalc.
  • Clique no link “Download do Arquivo para instalação completa do Sicalc”

O download começará imediatamente, caso você tenha um sistema operacional que peça permissão, autorize o programa para ser baixado.

  • Realize todas as etapas de instalação do Sicalc.

Atenção: não recomendamos que você faça o download fora do site da Receita Federal pois pode ocorrer uma infecção de seu computador por qualquer algum de vírus em sites de procedência duvidosa.

Como solicitar o Sicalc

O Sicalc é um programa de computador, portanto não há necessidade que você faça qualquer tipo de solicitação. Acesse o site da Receita Federal e baixe a partir do site oficial por uma questão de segurança. Porém, você somente precisará dispor de uma conexão segura com a Internet e baixar a versão atualizada.

Lembre-se de que o programa precisará passar por atualizações mensais para realização dos cálculos corretos de acordo com a taxa Selic.

Como desinstalar o programa

Todos os meses, você precisará realizar o processo de desinstalação e reinstalação do Sicalc para poder usar devidamente o sistema. Se você usa o sistema Windows acesse o Painel de Controle. Em seguida, clique no menu “Programas e Recursos” ou “Desinstalar programa” (dependendo da versão do Windows que você tiver) e selecione o Sicalc para ser desinstalado. Aguarde até que seu sistema operacional realize todas as etapas de desinstalação.

Neste artigo você acessou importantes informações sobre o Sicalc, programa da Receita Federal para cálculo de tributos como o Imposto de Renda. Através desse sistema será possível emitir o DARF e realizar cálculos automaticamente com as taxas de juros e mora devidos.

Além disso, também falamos sobre como realizar a instalação do programa e a importância de realizar a manutenção mensal por conta da taxa Selic. Você achou as informações deste artigo importantes? Curta e compartilhe as informações sobre o Sicalc que oferecemos aqui.

Leave a Reply