SEJA DIGITAL Bolsa Família – Cadastro, Agendamento


 

A Seja Digital, EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV, é uma instituição não-governamental e sem fins lucrativos, responsável pela migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. A criação da Seja Digital foi feita por determinação da Anatel e sua missão é garantir à população acesso de qualidade à TV com sinal digital.

Além de kits para TV digital para famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal, a Seja Digital oferece suporte didático e desenvolve campanhas de comunicação e mobilização social. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios deveriam ter o sinal analógico desligado até 2018.

O processo de migração do sinal analógico para o digital teve início em abril de 2015. Confira neste artigo todas as informações necessárias sobre cadastro e agendamento do Seja Digital.

Seja Digital Cadastro

Para cadastro no Seja Digital siga os passos a seguir:

  • Acesse o site do Seja Digital ou ligue para a Central de Atendimento e verifique se seu CPF ou NIS consta na lista de beneficiários
  • Informe seu número de celular para retirar os equipamentos
  • Aguarde o envio do SMS que a Seja Digital enviará com o código de confirmação e guarde-o até o dia da retirada do Kit.

O Que Fazer Se Após o Cadastro Não Aparecer a Opção Para Pegar o Kit?

A retirada dos kits só é permitida após o agendamento ser liberado para a sua cidade. Em algumas cidades, as entregas dos kits estão sendo feitas pelos Correios.

Portanto, confirme se sua cidade já está com o agendamento liberado, aguarde o recebimento da carta que o Seja Digital enviará constando a data do agendamento, ou consulte online a situação acessando o site e informando seu CPF ou NIS.

O Que Fazer Quando o CPF Não é Validado No Cadastro Seja Digital?

Para ter seu CPF validado é importante estar inscrito em algum programa social do Governo Federal e constar na lista de beneficiários do Ministério do Desenvolvimento Social. Caso seu CPF não seja validado no cadastro Seja Digital, primeiramente, confirme se está inscrito nos programas sociais e se consta na lista de beneficiários.

Se seu CPF estiver inscrito, constar na lista, mas ainda assim não ser validado, provavelmente é porque o agendamento ainda não foi liberado para a sua região. Mas para confirmar, entre em contato com o Seja Digital, pelo site ou pela Central de Atendimento.

Seja Digital: Kit Gratuito Agendamento

A equipe da Seja Digital oferece atendimento todos os dias da semana em qualquer hora do dia ou da noite para que os indivíduos possam fazer o agendamento da retirada do kit gratuito ou esclarecer dúvidas sobre a migração do sinal analógico de TV para o sinal digital.

Quem tem direito ao Kit Seja Digital

Uma das missões da Seja Digital é distribuir kits gratuitos com antena e conversor para a população de baixa renda. Têm direito ao Kit Seja Digital as pessoas de baixa renda cadastradas em Programas Sociais do Governo Federal, como o programa Bolsa Família.

A lista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social para a Seja Digital que entra em contato com as pessoas por meio de cartas e campanhas de comunicação, possibilitando assim, o agendamento para a retirada do Kit.

O beneficiário pode descobrir se está na lista fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social ou se o agendamento já está liberado em sua região, acessando o site sejadigital.com.br/kit ou ligando gratuitamente para o número 147. É importante ter em mãos o número do CPF ou o número do NIS, Número de Identificação Social, fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Se Não Faço Parte do Programa Bolsa Família, Tenho Direito ao Kit Grátis?

Quem não faz parte do Programa Bolsa Família, mas faz parte de outros programas sociais do Governo Federal, pode verificar se está na lista do Ministério do Desenvolvimento Social e se tem direito ao Kit Seja Digital gratuitamente.

Para descobrir se tem direito, basta entrar em contato pelo site do Seja Digital ou ligar para a Central de Atendimento do Seja Digital pelo número 147.

Quantos Kits Posso Receber?

A Seja Digital disponibiliza gratuitamente 1 Kit por família cadastrada. Dessa forma, mesmo que hajam mais TVs na casa, só é possível fazer a retirada de 1 Kit.

Caso as outras TVs também sejam de sinal analógico, elas também precisarão de conversores digitais para receberem o sinal digital, porém, o programa Seja Digital não cobre a distribuição destes Kits adicionais.

O Que Preciso Para Retirar o Kit?

Para retirar o Kit Seja Digital é preciso levar o NIS (Número de Identificação Social), o código de confirmação de agendamento que foi enviado para seu celular e um documento com foto que comprove a identidade do beneficiário.

Lembre-se que somente o responsável familiar, membro da sua família que foi registrado no programa social do Governo Federal como responsável pelo recebimento do benefício. ou um membro da composição familiar que são os membros da família que estão cadastrados como dependentes do responsável familiar, portando um documento de identificação com foto, poderão retirar o kit gratuito.

Para comprovação de identidade são aceitos documentos com foto como o RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou Carteira de Trabalho. Outros documentos sem foto como certidões de nascimento e casamento não são aceitos.

Como Instalar o KIT Seja Digital

A instalação do Kit Seja Digital pode ser feita seguindo as instruções do manual que acompanha o Kit. Nele constam todas as informações para que a instalação seja feita de forma correta e segura.

Também é possível fazer a instalação do Kit seguindo o passo a passo abaixo:

Quando o Sinal Analógico Deixará de Funcionar na Minha Cidade?

A Seja Digital disponibiliza em seu site uma ferramenta de consulta do prazo final do sinal analógico por localidade. Dessa forma, basta acessá-lo para verificar a data em que o sinal analógico deixará de funcionar em sua cidade.

O site identifica automaticamente a localidade que corresponde ao seu acesso. Esta informação sobre a localidade consta no lado superior direito da tela. Conforme a imagem:

Para alterar a localidade, basta clicar em alterar, selecionar a cidade e Estado (UF) que deseja consultar e clicar em Entrar. Após este processo aparecerá as informações referente à sua cidade, conforme a imagem abaixo.

Leave a Reply