Saque Digital do FGTS: comodidade para o trabalhador

A Caixa Econômica Federal, em fevereiro de 2020, passou a oferecer a opção do Saque digital do FGTS, para todas as modalidades previstas em lei. Dessa maneira, o trabalhador que tiver direito a sacar seu FGTS poderá solicita-lo via aplicativo que tem a versão atualizada tanto para smartphones do sistema Android quanto IOS.

O saque digital do FGTS é uma inovação de serviço que a Caixa lançou para facilitar a vida do cidadão que passa a ter mais agilidade, segurança e comodidade para sacar aquilo que lhe é de direito.

O processo ficou muito simples, agora: basta acessar o aplicativo e consultar o saldo liberado para saque, bem como solicitá-lo (para isso será necessário indicar uma conta de sua titularidade, de qualquer instituição financeira). O processo é totalmente automatizado, realizado virtualmente, sem perdas de tempo em visitas à agências físicas.

Quem pode sacar por meio do saque virtual?

Todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de saque previstas em lei podem ter acesso à funcionalidade. Inclusive os aposentados. Alguns exemplos de categorias de trabalhadores que pode sacar o FGTS:

1. Trabalhador que tenha sido demitido sem justa causa, pelo empregador
2. Trabalhador que tenha chegado ao fim do contrato de trabalho por prazo determinado
3. Rescisão de contrato por motivo de falência, ou por falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato
4. Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior
5. Aposentadoria
6. Falecimento do trabalhador
7. Trabalhador que tenha idade igual ou superior a 70 anos
8. Portadores do vírus HIV – SIDA/AIDS (seja o trabalhador ou seu dependente)
9. Neoplasia maligna (seja o trabalhador ou seu dependente)
10. Trabalhador que esteja em processo de aquisição de casa própria, ou precise de incremento financeiro para liquidação ou amortização de dívida ou mesmo para pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional

Como funciona o saque digital?

O processo é bem simples e até mesmo intuitivo, o primeiro passo é acessar o Aplicativo do FGTS, e então consultar os valores disponíveis para saque no nome daquele trabalhador. Averiguado o valor, o trabalhador deve indicar uma conta bancária, seja na CAIXA ou em outra instituição bancária, para receber os valores.

Esse processo não acarreta nenhum tipo de custo. O valor será depositado na conta indicada após 5 dias.

Virtualmente, o trabalhador deverá realizar alguns passos, como o upload de documentos, bem como acompanhar o andamento do processo entre as etapas da solicitação até a liberação dos valores para o saque.

Passo a passo detalhado de como solicitar o saque digital do FGTS:

1. Baixar o aplicativo FGTS em seu smartphone (o aplicativo é gratuito);
2. Realizar o cadastramento exigido pelo aplicativo, que inclui seu CPF, nome completo, a sua data de nascimento, além de um e-mail válido;
3. Cadastrar uma senha (essa senha deve ser exclusivamente numérica e deve ter no mínimo seis dígitos);
4. Selecionar a caixa de “não sou um robô” e, então, selecionar a caixa de “cadastre-se”;
5. Após preencher as informações solicitadas, seguindo corretamente o passo a passo, no e-mail indicado no processo de cadastramento, o sistema enviará um link de confirmação. Acessar seu e-mail, para entrar no link e confirmar o endereço eletrônico;
6. Voltar ao aplicativo, informando o seu CPF e a senha cadastrada;
7. O programa fará uma série de perguntas relacionadas ao seu trabalho, por exemplo, sobre a data de ingresso em determinada empresa, locais de trabalho, tempo em que ficou em cada emprego. Faz parte do processo de conferência de dados.
8. Ler com atenção os termos e condições de uso do aplicativo. Caso esteja de acordo com a forma de funcionamento do mesmo, clicar em “continuar”. Nesse momento, quem preferir pode cadastrar um número de celular para receber informações sobre o FGTS via SMS;
9. A partir desse momento, já é possível utilizar o aplicativo para consultar extratos e solicitar o recebimento do crédito em conta.

O aplicativo do FGTS possui, também, outras funcionalidades, como consultar o extrato e o saldo das contas do FGTS, bem como optar por alguma das diferentes opções de saque do FGTS, como: Saque-Rescisão ou Saque-Aniversário.

Além disso, como já foi dito, pode inclusive cadastrar um número de celular para o serviço SMS de recebimento de informações, além de apresentar uma seção para o esclarecimento das dúvidas mais frequentes.

O Saque digital do FGTS é a prova de a CAIXA é uma instituição que não para de trabalhar para melhorar a vida do cidadão e está atenta as novas demandas da sociedade brasileira.

Leave a Reply