ID Jovem: Cadastro, Quem tem Direito – 【Como se Cadastrar para PASSAGEM GRÁTIS】


 

A Identidade Jovem, também conhecido como ID Jovem, é um documento para os jovens que apresenta bastante benefícios. Por meio do ID Jovem, é possível ter desconto de meia-entrada em eventos culturais e esportivos e passagens gratuitas ou com desconto em viagens interestaduais.

Este programa é integrado ao Estatuto da Juventude e foi criado pelo Governo Federal, seu objetivo é beneficiar milhões de jovens brasileiros de baixa renda. O programa foca exclusivamente nos jovens e foi criado em 2016 para expandir os direitos dos jovens estudantes. Mas jovens que não estão estudando também têm acesso ao ID Jovem.

O documento ID Jovem virtual é administrado pela Caixa Econômica Federal, ela é responsável pelo desenvolvimento do site do programa e também pelo aplicativo. O APP garante aos jovens acesso a mais informações sobre os seus benefícios, também é possível utilizá-lo para alterar dados, emitir segunda via do cartão, entre outros.

Neste artigo, informaremos como funciona o documento, quais são os requisitos e procedimentos para tirá-lo, assim como, os benefícios para os jovens que utilizarem o ID Jovem. Confira!

Como Funciona o ID Jovem

O ID Jovem é um programa voltado para os jovens de baixa renda. Ele traz diversos benefícios de gratuidade e desconto.

O jovem que possui ID Jovem, pode ter gratuidade e desconto nos valores de passagens de ônibus interestaduais, trens e barcos de classe convencional. Também conseguem benefícios em ingressos para atividades culturais e esportivas.

Para usufruir dos benefícios a documentação deverá ser apresentada no local em que deseja gratuidade ou desconto, como teatros, cinemas, estádios de futebol e companhias de transporte interestadual.
Veja a seguir quem pode fazer o ID Jovem, como realizar o cadastro e pegar o documento e quais são os benefícios disponibilizados.

Quem pode fazer o ID Jovem

Qualquer jovem de baixa renda que faça parte do Cadastro Único, ou CadÚnico, pode se cadastrar para participar do ID Jovem. Veja as regras para participação do programa:

  • Ter entre 15 e 29 anos
  • Estar inscrito no CadÚnico com NIS ativo e informações atualizadas há pelo menos 2 anos
  • Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos

Como se Cadastrar no Cadastro Único

Todos que desejam utilizar os benefícios do ID Jovem, devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou CadÚnico. Após a realização do Cadastro Único os dados serão analisados pelo programa, e se o jovem for aprovado, ele receberá um número de NIS. É o número de NIS que permitirá a geração do ID Jovem.

O Cadastro Único é feito em qualquer unidade do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de sua cidade. Para fazer o cadastro, o jovem precisa levar todos os documentos pessoais dos integrantes da família, comprovante de endereço, comprovantes de renda e carteiras de trabalho de cada membro da família.

Quem deve fazer o cadastro no CRAS é o responsável pela família. Confira abaixo a lista de documentos necessários para a inscrição no CadÚnico:

  • RG
  • CPF
  • Título Eleitor
  • Certidão de Nascimento e Casamento
  • Comprovante de Residência
  • Carteiras de Trabalho CTPS
  • Atestados de Matrícula Escolar
  • Contratos de Aluguel
  • Contas em Geral

Como fazer a Identidade Jovem

Após a inclusão do jovem no CadÚnico e aprovação do cadastro pelo CRAS, é possível fazer a Identidade Jovem. Para cadastrar seu documento há duas opções, uma é fazer o cadastro pelo aplicativo oficial para smartphones, a outra é fazer o cadastro pelo site oficial do programa através deste link https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem.

Veja o passo a passo de cadastro pelo site:

  1. Acesse o site do ID Jovem https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem
  2. Insira os dados como nome completo, e-mail, nome da mãe, NIS e número de telefone
  3. Clique em Emitir ID Jovem
  4. Coloque uma foto recente de seu rosto
  5. Clique em Gerar ID Jovem
  6. Imprima o cartão

Em ambos os casos, para realizar o cadastro é necessário ter em mãos o número do NIS, Número de Identificação Social. Caso o jovem opte pelo cadastro através do aplicativo, basta fazer o download do APP de forma gratuita, nas lojas oficiais do sistema operacional do aparelho como Windows e Google Android.

Depois de efetuar o download, abra o aplicativo e informe o número do NIS, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Aguarde a confirmação e geração do ID jovem, ele terá QRCode com código de identificação, data de validade e dados do titular.

Como Tirar o Cartão ID Jovem

Para tirar o Cartão ID Jovem, siga os seguintes procedimentos:

  • No APP: abra o aplicativo e libere seu acesso. Para tirar sua ID, clique no link disponível na tela principal.
  • No Site: após fazer seu cadastro e gerar seu cartão virtual, basta salvá-lo e imprimi-lo

Se preferir, é possível plastificar seu documento para utilizá-lo. Também é possível utilizar o próprio aplicativo com acesso a internet para conseguir os benefícios..

Benefícios do ID Jovem

Quem possui o ID Jovem pode usufruir de diversos benefícios. Veja abaixo a lista com todos eles:

  • Meia entrada no valor de ingressos de shows, peças teatrais, eventos esportivos, eventos culturais, entre outros
  • Isenção de pagamento de taxas em concursos públicos, ENEM e vestibulares
  • Duas viagens 100% gratuitas e outras duas com 50% de desconto em transporte rodoviário para viagens interestaduais

É importante salientar que viagens entre municípios de uma mesma localidade, assim como não valem viagens dentro da mesma cidade. Para ter direito às passagens gratuitas ou com desconto a reserva dos assentos deve ser feita até 3 horas antes da viagem. Além disso, não é possível fazer reserva para viagens em mais de um horário no mesmo dia, nem para o mesmo destino.

Leave a Reply