Horário de funcionamento dos bancos - Dias e horário do expediente - Eu Lembro

Horário de funcionamento dos bancos – Dias e horário do expediente

O horário de funcionamento dos bancos no Brasil é sempre um tema bastante comum. Muitas pessoas não sabem como funcionam as agências e se existe diferença de horário de atendimento entre os bancos. Outra dúvida muito comum é sobre o funcionamento nos finais de semana.
Nesse artigo vamos falar tudo sobre os dias e horário do expediente dos bancos no território nacional. Além disso, daremos algumas dicas valiosas, como o melhor horário do dia para comparecer a uma agência bancária.

O que é horário comercial

Para entender o horário de funcionamento dos bancos é preciso ter em mente o conceito de horário comercial. Em cada país as empresas e o comércio abrem e fecham as portas em determinado horário, previamente definido. Geralmente esse horário é das 8h da manhã até as 18h.

No entanto, nem todas as lojas e estabelecimentos comerciais acompanham o horário comercial. No Brasil o horário de trabalho varia muito entre os estabelecimentos. Por isso é fundamental conhecer o horário de funcionamento de cada estabelecimento caso a caso.

O Brasil é um país de proporções continentais. Embora possua uma cidade gigante, como São Paulo – a maior cidade do hemisfério sul – também possui centenas de outros municípios com menos de 10.000 habitantes. Nessas cidades as lojas abrem e fecham em horários variados.

No caso dos bancos, a boa notícia é que todos eles seguem o mesmo padrão de funcionamento. Isso significa que ao entender o horário de funcionamento de um banco específico, você já estará por dentro do horário de funcionamento de todos os bancos que atuam no país.

Por tudo isso, é realmente difícil definir o horário de funcionamento dos bancos com base no horário comercial. Enquanto muitos estabelecimentos abrem as portas pelas 8h, outros demoram um pouco mais, abrindo por volta das 8h30. Muitos outros preferem abrir bem mais tarde, a partir das 10h.

Quando os bancos abrem e fecham as portas

O horário de funcionamento dos bancos é um dos poucos que não varia em todo o território nacional. Todos os bancos observam o mesmo horário de funcionamento e dias da semana. E se você está curioso para saber qual é o horário, temos a resposta das 10:00 às 15:00.

Ao todo são 5 horas seguidas de atendimento ao público. No entanto, durante os dias e horário do expediente dos bancos, todas as pessoas que entrarem no estabelecimento até o horário de fechamento das portas devem ser atendidas. Isso significa que é preciso chegar até as 15h.

É importante dizer que as agências bancárias só funcionam em dias da semana, de segunda a sexta-feira. São um dos poucos estabelecimentos comerciais que não abrem as portas durante o sábado. Mudanças recentes na legislação agora permitem que eles funcionem ao sábado, mas será algo opcional para cada banco.

O que influencia no horário de abertura dos bancos

Como o Brasil é um país muito grande, existem muitos fusos horários em vigor no país. Isso significa que os bancos podem fechar mais tarde ou mais cedo em determinado Estado de acordo com o fuso horário estabelecido – na perspectiva de quem está em outra parte do país.
Os fusos horários são os seguintes:

  • Horário de Fernando de Noronha
  • Horário do Acre
  • Horário de parte da Amazônia
  • Horário oficial de Brasília

Os dias e horário do expediente dos bancos também sofrem a influência dos feriados nacionais. De acordo com o Banco Central, os bancos não podem funcionar nos seguintes dias:

  • Sábados, domingos e feriados
  • Segunda-feira e terça-feira de carnaval
  • Dia de Corpus Christi
  • Dia 2 de novembro
  • Último dia útil do ano

Vale a pena mencionar, ainda, as greves e paralizações do setor bancário, que podem impactar no horário de expediente das agências. É muito comum que os bancos declarem paralização durante o ano, interrompendo parte dos serviços prestados aos clientes.

No entanto, a paralização é sempre parcial, tendo em vista que os bancos são obrigados por lei a oferecer os serviços básicos mesmo durante greves.

Como evitar filas nos bancos

Agora que você já sabe qual é o horário de funcionamento dos bancos, está na hora de conhecer algumas dicas para não enfrentar filas. Geralmente as agências bancárias estão mais cheias no princípio do mês, durante os primeiros dias úteis, tendo em vista o grande número de pessoas recebendo pagamentos.

Por isso, é uma boa ideia deixar para ir ao banco no meio do mês. Além disso, as agências bancárias contam com caixas eletrônicos, disponíveis até 22h ou até mesmo 24h. Para pagamentos e saques, essa pode ser uma excelente opção.

Leave a Reply