Financiamento coletivo ou crowdfunding - O que é e como funciona? - Eu Lembro

Financiamento coletivo ou crowdfunding – O que é e como funciona?

Você sabe o que é financiamento coletivo ou crowdfunding? Trata-se de uma revolução na forma de capitar dinheiro para projetos individuais e coletivos. Uma tendência que já se tornou popular no mundo todo, inclusive no Brasil. Milhares de pessoas e empresas já conseguiram financiamento em plataformas de arrecadação.

Nesse artigo vamos explicar como funciona o crowdfunding ou financiamento coletivo, mostrando seus principais aspectos e características. Descubra como conseguir dinheiro para colocar em prática aquele projeto com que você tanto sonhou, de forma rápida, fácil e completamente gratuita.

O que é financiamento coletivo ou crowdfunding

O financiamento coletivo é um modelo de negócios em que empresas, organizações ou indivíduos financiam um projeto ou empreendimento através de doações de pessoas comuns. Cada pessoa contribui com um pouco, até que a meta do projeto seja atingida – ou até mesmo superada, se a campanha for um sucesso.

Em outras palavras, uma “multidão” de pessoas de diferentes lugares financia um projeto ou negócio, em vez de um ou dois grandes investidores. Com o valor final arrecadado, o responsável pela campanha pode colocar em prática suas ideias, sempre dentro do que foi prometido e anunciado.

A maioria das campanhas de financiamento coletivo ocorre por meio de plataformas digitais. Dentro delas é possível criar campanhas, definir prazos para a arrecadação do dinheiro, explicar ao público o propósito do projeto e o que será feito com a grana. Os criadores também podem oferecer brindes em troca da doação.

Os participantes – ou patrocinadores, como costumam ser chamados – devem fazer uma pequena doação mínima, em troca de uma recompensa por sua contribuição. As recompensas geralmente variam de acordo com o tamanho da doação, o que incentiva doações mais altas.

Muitas pessoas se perguntam o que é financiamento coletivo ou crowdfunding, sem saber que é, basicamente, uma forma de receber doções para um projeto. A grande diferença é que nas plataformas é possível receber dinheiro de estranhos, de qualquer lado do mundo.

Como funciona o financiamento coletivo ou crowdfunding

Conforme indicamos, o financiamento coletivo acontece geralmente através da internet. Existem muitos sites de crowdfunding, que permitem a criação gratuita de campanhas. Basta entrar, se registrar e registrar um projeto, que pode passar por uma avaliação prévia por parte da plataforma antes de ser publicado.

O Kickstarter é umas das plataformas de crowdfunding mais conhecidas no mundo, com uma história comprovada de sucesso. Outro exemplo é GoFundMe, bastante conhecido por pessoas e empresas adeptas do financiamento coletivo. No Brasil o destaque vai para a plataforma Vakinha, que permite receber doações online.

Para entender como funciona o crowdfunding ou financiamento coletivo é muito simples. Basta imaginar uma pessoa que deseja criar algum produto inovador, como uma bateria de longa duração, mas essa pessoa não possui dinheiro para construir seu projeto, nem consegue financiamento por parte de investidores.

Nesse caso, essa pessoa pode procurar o financiamento coletivo, através de plataformas online. Em sua campanha, ela deve definir a meta (valor a ser arrecadado), mencionar o que será feito com o projeto e oferecer pequenos brindes aos doadores.

Para pequenas doações, é comum que o brinde seja apenas uma menção em uma lista de agradecimentos. Já para doações bem maiores, o brinde pode ser uma unidade do produto a ser desenvolvido. Quanto mais interessante o brinde, maior deve ser a doação.

Vantagens do financiamento coletivo

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona o crowdfunding ou financiamento coletivo, vale a pena conhecer os benefícios dessa estratégia. Milhares de pessoas e empresas, incluindo celebridades e artistas, já utilizaram plataformas de financiamento para desenvolver seus projetos.

Entre os benefícios está a possibilidade de arrecadar uma boa grana, sem pagar nada por isso. No entanto, as plataformas costumam cobrar uma taxa sobre o valor arrecadado. Ou seja, ao final da campanha a plataforma fica com uma pequena fatia do montante – normalmente, de 10 a 15%.

E se você acha que poucas pessoas fazem doações, se engana. Milhares de campanhas conseguem financiamento de forma rápida. Os valores arrecadados são muitas vezes expressivos, chegando a casa dos milhares de reais. Algumas campanhas já conseguiram atingir mais de um milhão em doações.

Para que uma campanha tenha sucesso, é importante que ela seja criativa e demonstre uma ideia que vale a pena. Para quem tem boas ideias e deseja lançar um produto, um filme ou qualquer projeto, o financiamento coletivo certamente pode ser uma das melhores opções.

Por isso vale a pena saber o que é financiamento coletivo ou crowdfunding e como funciona essa estratégia de arrecadação.

Leave a Reply