CONECTIVIDADE SOCIAL - Como Acessar, Quem Pode Usar - Eu Lembro

CONECTIVIDADE SOCIAL – Como Acessar, Quem Pode Usar

O aplicativo Conectividade Social foi desenvolvido pela CAIXA e funciona como um canal eletrônico de relacionamento. Tem a finalidade de troca de arquivos e mensagens por meio da internet. É ideal para empreendedores ou para quem pretende se tornar um.

Ele foi criado para ser usado pelas empresas, ou equiparadas, que estão obrigadas a recolher o FGTS ou prestar informações à Previdência Social. A ideia da CAIXA ao criar o aplicativo Conectividade Social é de simplificar o processo de recolhimento do FGTS, reduzir os custos operacionais e aumentar o conforto e a segurança das transações relativas ao FGTS.

A conexão é segura e todas as alterações realizadas são atualizadas em tempo real. O canal é super vantajoso, pois possibilita realizar operações dentro de seu próprio ambiente de trabalho.

Para utilizar o aplicativo é preciso usar um computador com acesso à internet. Para o programa funcionar corretamente, o computador precisa ter unidade de leitura do certificado digital, Sistema Operacional Microsoft Windows XP ou superior, Navegador Internet Explorer ou Mozilla Firefox, Processador e memória RAM compatíveis com visualização de páginas da internet, Instalação da cadeia de certificados da Autoridade Certificadora emissora do seu certificado e Software gestor da certificação digital instalado.

O sistema é muito intuitivo e de fácil acesso, nele é possível a transmissão de Informações à Previdência Social e de à outras operações sistemáticas Caixa PIS/Empresa. Ele ainda permite a visualização e impressão do relatório de Informação de Saldo (IS).

O programa Conectividade Social auxilia não só a vida do empresário, como também, a vida do funcionário. Ele garante segurança, facilidade e agilidade ao usuário.

Para que Serve?

O canal Conectividade Social é uma forma que a CAIXA encontrou de facilitar a troca de informações entre ela e as empresas, ou outras entidades. As principais funcionalidades do sistema são:

  • Transmissão do arquivo do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP)
  • Envio das informações relativas ao PIS
  • Envio do arquivo da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF)
  • Emissão do Resumo de Informação de Saldo (IS)
  • Envio de declaração de afastamento dos ex-funcionários

Para os trabalhadores que foram demitidos o aplicativo oferece o aviso de demissão e a confirmação da homologação da demissão, feita pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) ou pelo sindicato da categoria. Assim, o funcionário só precisará ir à agência da CAIXA para receber o saldo de sua conta do FGTS.

Conectividade Social ICP

Conectividade Social ICP é um canal eletrônico de relacionamento desenvolvido pela CAIXA. Ele é disponibilizado gratuitamente para as empresas.

A vantagem em utilizar o Conectividade Social ICP ao invés do Conectividade Social é que para utilizá-lo não é necessário instalar um software. Para acessá-lo é preciso estar conectado à internet.

O programa permite a consulta ao pagamento de FGTS aos funcionários, assim como, outras operações relativas às transferências de benefícios.

Para acessar o canal Conectividade Social ICP é obrigatório ter um certificado digital emitido de acordo com as regras da infraestrutura de Chaves Públicas e Privadas de acordo com a Medida Provisória 2.200/2001. Este certificado digital é bastante vantajoso, pois permite assinaturas eletrônicas com validade jurídica feitas via internet.

Requisitos para ter acesso ao Conectividade Social

Existem requisitos para ter acesso ao Conectividade Social, é preciso tomar algumas medidas de segurança, de acordo com as exigências da CAIXA. Veja abaixo quais são estas medidas:

  • Ter o programa Java atualizado
  • Possuir a versão mais recente do Mozilla Firefox ou Internet Explorer
  • Possuir o Certificado Digital Padrão ICP-Brasil emitido por uma das certificadoras credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Informação (ITI)
  • Ter o programa gestor de seu Certificado Digital
  • Possuir a série de certificados da emissora responsável pela sua certificação digital

Empregadores MEI e empresas optantes pelo Simples Nacional que têm até 10 funcionários podem procurar uma agência da CAIXA para obter sua certificação eletrônica.

Quem Pode Usar o Conectividade Social?

Qualquer pessoa que tem funcionários, pode utilizar o Conectividade Social. Ele é indicado para todos os empregadores que contribuem com o FGTS.

O Conectividade Social é destinado para Empregadores Pessoa Física, Médias e Grandes Empresas, MEI, Microempresas, Pequenas Empresas e Funcionários vinculados à Empregadores Pessoa Jurídica.

Como Acessar o Conectividade Social?

Para acessar o Conectividade Social, siga os seguintes passos:

  1. Instale em seu computador o certificado digital. Verifique se o plugin do programa Java está atualizado em sua última versão.
  2. Verifique se o plugin Java está atualizado em sua última versão
  3. Abra seu navegador e acesse o site do Conectividade Social através deste link http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/Paginas/default.aspx
  4. Clique em Acessar o Conectividade Social ICP
  5. Confirme a utilização do certificado digital reconhecido automaticamente pelo sistema
  6. Faça o registro do certificado, seguindo as orientações que aparecerão na tela inicial do programa
  7. Após a realização do registro, o sistema executará o aplicativo e será necessário autorizá-lo
  8. Na tela seguinte, aceite o termo do contrato de uso do Conectividade Social
  9. Após a conclusão do registro, clique em Continuar, localizado na parte inferior direita da tela
  10. Depois destes processos já é possível acessar os serviços do programa.

Mais Informações Sobre

Caso queira obter mais informações sobre o Conectividade Social, acesse a página http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/Paginas/default.aspx. Também é possível obter mais informações através do atendimento telefônico da CAIXA, o número da Central é 0800 726 0101. A CAIXA também disponibiliza um suporte telefônico para o programa, ele é feito através dos números 3004 1104 para Capitais e Regiões Metropolitanas, e 0800 726 0104 para demais regiões.

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