Como preencher um cheque – Preenchimento de cheque e tira-dúvidas


 

Você sabe como preencher um cheque? Muitas pessoas apresentam dificuldade na hora de preencher as informações em uma folha de cheque. E qualquer errinho pode acabar se tornando uma dor de cabeça. O cheque pode não ser aceito e até mesmo ser aceito com valor superior ao que deveria ser.

Pensando nisso, separamos um passo a passo completo sobre como preencher um cheque. Além disso, separamos um verdadeiro tira-dúvidas sobre o preenchimento, com as principais informações a respeito desse título de crédito. Confira!

Passo a passo para preencher um cheque

Para que você possa entender como funciona o preenchimento de cheque, separamos um passo a passo abordando os principais – e indispensáveis – itens que devem ser preenchidos. Seguindo esse guia você será capaz de oferecer e receber cheques com mais tranquilidade.

Valor numeral

No campo valor, escreva o valor do seu pagamento, em forma numérica. Isso significa mencionar a quantia exata a ser paga ao beneficiário. Um exemplo disso é R$500.00. É importante se atentar para as vírgulas e pontos. Faça de tudo para que o número fique legível.

Quantidade em palavras

Nesse campo escreva a quantidade usando palavras para evitar fraudes e confusão. Este será o valor oficial do seu pagamento. Se esse valor for diferente do formulário numérico mencionado na etapa anterior, o valor que você escreveu com palavras será legalmente o valor do seu cheque.

Uma boa dica é usar letras maiúsculas para o preenchimento. Dessa forma você consegue dificultar alterações ilegais no documento. Se não usar todo o espaço para preencher, faça uma linha no que sobrar. Isso também evita fraudes e inclusão de mais informações.

Beneficiário

Já que estamos falando sobre como preencher um cheque, não podemos deixar de fora um dos itens mais importantes. O beneficiário é a pessoa ou entidade que receberá o dinheiro. Para quem é o seu cheque? Escreva o nome dessa pessoa.

Local e data do cheque

Após escrever o nome do beneficiário, escreva o nome da cidade onde você está e a data do dia em que você está preenchendo o cheque. Esses dados são fundamentais para registrar o período em que a transação foi realizada e validar a quantia de transferência do cheque.

Assinatura

A sua assinatura é essencial em um cheque. Assine de forma legível na linha no canto inferior direito. Use a mesma grafia utilizada em seus documentos oficiais de identidade, para
facilitar a identificação em situações futuras.

Perguntas e respostas sobre preenchimento de cheque

Agora que você já sabe como funciona o preenchimento de cheque, separamos algumas dúvidas comuns sobre esse título de crédito.

1. O que é um cheque cruzado?

É um documento de pagamento, como um cheque tradicional, com a única diferença que o pagamento só pode ser realizado através de depósito em conta.
Cruzar o cheque faz com que ele se torne mais seguro. Além disso, com o cruzamento, o beneficiário só pode receber o dinheiro na data estabelecida.

2. Como fazer para cruzar o cheque?

No geral, para cruzar um cheque basta fazer duas linhas paralelas na lateral superior esquerda do cheque. Essas linhas podem ser feitas após ou antes do preenchimento do cheque, de caneta.
Mas essa é apenas uma das possibilidades. Se os riscos forem feitos no lado superior direito do cheque o efeito será o mesmo.

3. É proibido preencher o cheque com outra cor que não seja azul ou preta?

O cheque pode ser preenchido com caneta de qualquer cor. O azul e preto são cores mais comuns, sendo utilizadas com mais frequência, apesar de não ser uma regra. Ou seja, o preenchimento de cheque pode ser feito com qualquer caneta.

4. Se a assinatura estiver diferente da que está no banco, o que acontece?
Dentro do banco, antes de fazer a transferência do dinheiro, são analisadas as informações contidas no documento, como valor, assinatura, data e outras. Por isso é importante assinar com a mesma grafia usada normalmente pelo cliente do banco. Se a assinatura apresentar dúvidas, o cheque pode ser devolvido.

5. Cheque pré-datado depositado antes do prazo combinado, o que acontece?

Apesar de muitas pessoas colocarem data futura nos cheques, nada impede que o beneficiário tente fazer o resgate antes da data. Trata-se apenas de um compromisso entre as partes.
Caso o beneficiário tente fazer o resgate do valor antes da data e a conta não apresente fundos, o cheque será carimbado e devolvido. Nesse caso, o pagamento não será efetuado ao beneficiário.

Nesse artigo você aprendeu como preencher um cheque em alguns passos simples. Lembre-se que um cheque bem preenchido garante que o pagamento seja efetuado de forma correta, além de prevenir fraudes.

Leave a Reply