Agendamento INSS pela Internet - Agendar Perícia e Muito Mais - Eu Lembro

Agendamento INSS pela Internet – Agendar Perícia e Muito Mais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a instituição responsável por cuidar dos benefícios previdenciários, tais como aposentadoria, auxílio doença, auxílio maternidade, auxílio reclusão e outros. O agendamento INSS pela internet é a forma mais fácil de conseguir conversar com um dos atendentes do órgão.

Como Funciona O Agendamento Inss

Para entender como funciona o agendamento INSS pela internet é preciso ter em vista que esse órgão cuida da concessão de benefícios. As pessoas devem agendar um atendimento quando necessitarem de requerer benefícios ou sanar dúvidas relacionadas.

Atualmente o agendamento INSS pela internet é o método mais prático para conseguir um horário. Comparecer diretamente a uma das agências não é indicado, tendo em vista que a maioria dos serviços está condicionada ao agendamento prévio, por parte do interessado.

Mas o agendamento INSS pela internet não é o único meio possível para obter um atendimento. Também é possível agendar pelo telefone, ligando diretamente na central de atendimento ao contribuinte. Vamos mostrar como conseguir o agendamento tanto pela internet como pelo telefone.

Agendamento Inss Pelo Telefone

O telefone para agendamento é o 135. Basta ligar, através de um telefone fixo ou telefone público, sem custo. Durante a ligação, você poderá indicar qual serviço deseja e fazer o agendamento para comparecer a uma das unidades do INSS, de preferência a mais próxima de onde você reside.

A maioria dos serviços está disponível para agendamento através do telefone. Esse é considerado o método mais convencional de agendamento. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em realizar o agendamento INSS pelo telefone, tendo em vista a falta de acesso a um telefone fixo ou até mesmo dificuldades de comunicação.

Agendamento Inss Pela Internet

Além do agendamento INSS pelo telefone, você poderá solicitar o agendamento pela internet. Esse é o método mais indicado, tendo em vista a sua praticidade. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site de agendamento do INSS através desse link https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/agendamento/Agendamento INSS
  2. Clique em “agendar” (botão amarelo).
  3. Você será levado para a página Meu INSS.
  4. Preencha os campos indicados e clique em “continuar sem login”, caso não tenha cadastro na plataforma.
  5. Siga as demais instruções na tela, para concluir o agendamento. Você deverá selecionar o dia e horário para o atendimento.

O agendamento INSS pela internet é rápido e não envolve nenhum custo para o contribuinte. Recentemente o órgão começou a incentivar os agendamentos e atendimentos pela internet, para simplificar os processos.

Alguns benefícios, como auxílio maternidade, por exemplo, podem ser concedidos até mesmo sem o comparecimento do segurado no INSS, quando os dados fornecidos forem considerados suficientes.

No entanto, benefícios como o da aposentadoria e auxílio doença ainda dependem do comparecimento do segurado a uma das agências. No caso do auxílio doença, a presença se faz indispensável, tendo em vista a realização de perícia média, para atestar a incapacidade do segurado para seguir trabalhando.

Agendar Perícia Inss

O agendamento de perícia no INSS pode ser feito seguindo o passo a passo acima. No entanto, se a perícia tiver por finalidade a solicitação do auxílio-doença, o procedimento é um pouco diferente.
Trata-se de um benefício concedido a todos aqueles que, presentes os requisitos legais, demonstrarem incapacidade para as atividades laborais, em decorrência de acidente de trabalho ou doença ocupacional. Para fazer o agendamento de perícia INSS pela internet, siga esses passos:

  1. Acesse esse site https://www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-doenca/
  2. Clique em “solicitar benefício” (botão amarelo).
  3. Na página seguinte, preencha o campo com as letras apresentadas na imagem (verificação contra robôs) e clique em “continuar”.
  4. Escolha o seu Estado, dia, local e horário para o atendimento.
  5. Confirme o seu agendamento de perícia médica.

Vale a pena destacar que no dia da perícia médica do INSS, o segurado deverá comparecer com todos os documentos que atestem a incapacidade para as atividades laborais. Isso inclui receitas, prescrições e laudos, fornecidos por autoridades médicas.

Esses documentos servirão de base para a conclusão do perito do INSS, que poderá, caso julgue necessário, solicitar exames complementares. O agendamento de perícia INSS pela internet é rápido e garante o atendimento no dia e horário escolhido pelo contribuinte.

O que pode ser agendado

Além do agendamento da perícia do INSS pela internet, é possível agendar uma série de outros serviços. Entre eles está o requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição, o auxílio maternidade e a aposentadoria por invalidez. Até mesmo agendamentos para tirar dúvidas são possíveis.

Se você precisa ser atendido pelo INSS, não deixe de fazer agora mesmo o seu agendamento INSS pelo telefone ou internet. É tudo muito rápido, prático e fácil.

Leave a Reply